segunda-feira, 28 de junho de 2010

INTRODUÇÃO

O Brasil é um país que apresenta uma das mais ricas biodiversidades do planeta.São inúmeras as variedades de plantas, animais, solos, florestas, paisagens e segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), existem ainda muitas espécies não descobertas no país. Isso acontece pois, várias regiões ainda são pouco estudadas pelos pesquisadores, e o número da biodiversidade brasileira torna-se cada vez maior na medida em que aumenta o conhecimento destes locais.




Para proteger esta rica biodiversidade brasileira, é necessário que o desenvolvimento do país não destrua o meio ambiente. Isto pode ser possível através do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.



Como proteger esta rica biodiversidade?

Um dos instrumentos capazes de cuidar deste patrimônio natural é a existência da legislação brasileira que ajuda na proteção ao meio ambiente e pune pessoas ou instituições que desrespeitam estas leis.


O Código Florestal (LEI N.º 4.771, DE 15 DE SETEMBRO DE 1965) é uma destas legislações criadas e tem como principal objetivo a proteção dos recursos naturais, em especial a cobertura florestal (Florestas, matas, bosques, parques), essencial para o equilíbrio de todo o meio ambiente.



Dentro dos vários temas tratados no Código Florestal, existem dois importantes conceitos que serão discutidos com todos vocês. São eles a Área de Preservação Permanente (APP) e a Reserva Legal.